Você está visualizando atualmente Catarata – o que é?

Catarata – o que é?

Nossos olhos são como câmeras fotográficas, com um pequena abertura por onde a luz entra e viaja até atingir a retina. A estrutura que funciona como a lente natural desta câmera chama-se CRISTALINO. Tal estrututa é transparente, na maioria dos casos, desde o nascimento. Ao longo da vida, principalmente após os cinquenta anos de idade, no entanto, ele vai se tornando opaco, o que é conhecido por médicos e pacientes como CATARATA SENIL.

Quais os sinais para se ficar atento?
    Basicamente, podemos dizer que o principal sintoma é a redução progressiva da nossa visão. Sensação de “vidro embaçado, vidro sujo, visão esfumaçada” são relatos comuns de quem sofre desta condição. Porém, não são raros os casos em que ocorre de maneira tão insidiosa que o próprio paciente não percebe. Isto ocorre porque alguns tipos de catarata não atrapalham a visão no início, apenas provocando a perda gradual da percepção de cores e do contraste, além do aumento acelerado do grau de miopia.

Qual o tamanho do problema?
    Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de incidência da catarata é de 0,3% ao ano, ou seja, estima-se que, somente no Brasil, surjam cerca de 600 mil casos a cada ano. Por este e outros motivos, é considerada a principal causa de cegueira REVERSÍVEL no mundo. Reversível porque, não havendo outras patologias oculares concomitantes, o tratamento é capaz de devolver a visão plena ao paciente.
O que fazer para evitar
    Com o aumento da expectativa de vida geral da população mundial, espera-se que cada vez mais pessoas desenvolverão catarata, já que é uma condição que aparece normalmente a partir dos 50 anos de idade. Todavia, existem fatores de risco que podem acelerar seu surgimento, como tabagismo, alcoolismo, diabetes e exposição excessiva e não protegida à luz solar. Podemos intervir preventivamente em todos eles.
Como tratar?
    Uma vez instalada a catarata e sendo compatível com os sintomas, a única maneira de acabarmos com o problema é com a intervenção cirúrgica. Ela consiste em partir o cristalino em pequenas partes e aspirá-lo, substituindo-o por uma lente intraocular. Existem diversos modelos de lentes disponíveis hoje em dia, sendo cada um deles adequado a um tipo específico de queixa e expectativa. A personalização da indicação é um grande diferencial para que se atinja a máxima satisfação com o resultado alcançado.

É muito arriscado?
    A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros do mundo, com baixíssimas taxas de complicações, com sucesso global estimado em cerca de 98% dos pacientes. Contudo, há pequenos riscos, como em qualquer intervenção médica de qualquer especialidade. Desconfie se alguem disser que o risco de qualquer tratamento médico é zero.
Como avaliar?
    É muito importante um exame cuidadoso das estruturas do olho, a fim de correlacionar as queixas de cada paciente aos achados clínicos. Em alguns casos, são encontradas outras patologias que contraindicam ou mudam a expectativa de melhora visual, como glaucoma ou retinopatias. Por isso o acompanhamento por oftalmologista é essencial para o diagnóstico e tratamento precoces.